Gastrite

O que é gastrite?

          Gastrite é uma inflamação do estômago, podendo ser aguda (quando dura pouco tempo) ou crônica (quando dura meses ou anos). Geralmente a gastrite aguda surge subitamente; isto é, de uma hora para outra e costuma estar associada ao uso de remédios como anti-inflamatórios (diclofenaco, cataflan, voltaren, ibuprofeno, advil, cetoprofeno, profenid, tandrilax, AAS), a infecções em outras partes do corpo, a intenso estresse físico e/ou emocional (gastrite nervosa) e até mesmo alimentos contaminados com bactérias ou virus podem causar gastrite. Já a gastrite crônica costuma estar associada a uma bactéria chamada Helicobacter pylori. Esta bactéria destrói a barreira protetora de revestimento da camada mais interna do estomago (chamada mucosa). fazendo com que  os ácidos gástricos agridam esta camada e levando à sua inflamação. Ainda existe um outro tipo de gastrite, chamada gastrite crônica atrófica, que acontece quando anticorpos do corpo da pessoa atacam a mucosa gástrica, diminuindo até quase zero as enzimas do estômago; isso atrapalha a absorção da vitamaina B12 e pode causar anemia. 

 

Quais são os sintomas de gastrite?

  • Dor de estômago (geralmente depois de comer em no jejum prolongado)

  • Desconforto abdominal

  • Inchaço na barriga, especialmente após as refeições

  • Má digestão, sensação de que o alimento está parado no estômago

  • Enjoo, vômitos

  • Mal estar

  • Azia e queimação no estômago

  • ​Gases 

 

 

Como se faz o diagnóstico da gastrite?

 

      O exame de escolha para diagnóstico da gastrite é a endoscopia digestiva alta com biópsia e pesquisa da bactéria H. pylori. Geralmente nas gastrites agudas não é necessário este exame, pois a história clínica contada pelo paciente e o exame físico feito pelo médico são suficientes. 

 

E como é o tratamento?

        Depende da causa da gastrite: na gastrite aguda associada a anti-inflamatórias, basta que a suspensão ou substituição destes remédios e a prescrição de medicamentos como ranitidina e omeprazol (neutralizador, inibidor ou bloqueador da secreção ácida do estômago), é o suficiente. Já na gastrite crônica associada a bactéria H. pylori, além dos inibidores/bloqueadores da secreção ácida. faz-se necessário uso de antibiótico por período de 7 a 21 dias. 

medicamentos inibidores/bloqueadores da secreção ácida: 

  • Antagonistas H²: ranitidina, famotidina, cimetidina, nizatidina

  • Inibidores da bomba de prótons (IBP): omeprazol, lansoprazol, esomeprazol, rabeprazol, pantoprazol, dexlansoprazol

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now